Blog

22-10-2009 00:00

Uma presencial algures em Outubro de 2009

Guimarães! Bela cidade. Dizem as más-línguas (ou será que são as boas-línguas?) que ali nasceu Portugal. Para mim, nasceu uma acção de formação: Práticas e Modelos AA (será a Gripe A2?!...) das Bibliotecas Escolares. Não é por nada, mas cheira-me (snif... snif...) que me vai dar muito trabalhinho.

Uma coisa já é certa: perdi-me no percurso para a Escola E.B. 2,3/Secundária Dr. Simões de Almeida. Era a primeira sessão presencial e nem o recurso ao Google Maps me safou. Também quem se lembra de mandar os formandos do concelho do Porto para Guimarães?!... Ops... Será que alguém vai ler esta coisa? Menos um ponto na avaliação... Tou feita.

Estarão à espera que eu fale do que se passou neste dia? Trinta e não sei quantos participantes, com dois formandos lá perdidos no meio (será que o bichinho das bibliotecas só bate no sexo feminino?), setenta e tal horas de formação, um fórum com actividades semanais para realizar, duas formadoras para nos aturarem (coitadas :-) )... Enfim, costumam dizer que quem corre por gosto não cansa, mas isto deve ser da idade porque eu realmente já estou estafada. E ainda agora começou.

Post scriptum

Sinceramente não aconselho que sigam este blogue, mas se insistirem muito na leitura de alguns desabafos, podem subrescrever os novos posts via RSS feed. Sempre há quem não tenha que fazer!...

—————

04-11-2009 00:00

E cá vai a sessão um...

Ih!... Tanta coisa para ler em inglês! Se não ficar certificada na formação, pelo menos vou treinando as minhas línguas :-) Verdade se diga que essa é uma competência essencial a quem se diz professora-bibliotecária (me, myself), caso contrário como é que iria cuscar o que se passa fora do nosso Portugal?

Voltemos à coisa... O que é que eu tive que fazer? Andei nas perspectivas e contributos :-) Ouvi dizer que fiz uma análise SWOT à biblioteca escolar. Strenghts-Weaknesses, Opportunities-Threats. Como dizia o outro: Elementar, meu caro! Das fraquezas fiz forças e ganhei a oportunidade de participar no fórum das actividades, embora no meu horizonte esteja a levantar-se a ameaça de um trabalho que não estou a ver como é que vou ter tempo para cumprir. Ós depois ainda contribui com a minha ignorância para o trabalho de uma colega. Gostei das reflexões que ela fez.

O que é que aprendi? Que nunca mais aprendo a cumprir prazos na entrega de trabalhos :-) Quer dizer, às vezes até cumpro... Se calhar convinha falar um bocadito a sério, não? Ok. Mas é só desta vez. Deu-me muito trabalhinho, mas foi uma tarefa importante aquela que realizamos. Afinal, como é que hei-de fazer um Plano de Actividades para a Biblioteca Escolar se não tiver um Plano de Acção? E como pensar num Plano de Acção da Biblioteca Escolar se não usar ferramentas estratégicas que me permitam avaliar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças que envolvem este serviço educativo? Como estamos em onda de perguntas, aqui fica a última por hoje: seria possível viver sem análises SWOT? Possível era, mas não era a mesma coisa.

—————

13-11-2009 00:00

E vão duas

Ora bolas... tanto trabalhinho a fazer o Powerpoint (PPT para os amigos) e afinal tinha que planificar um workshop (isto se fosse traduzir a palavra à letra era um trabalho e compras... ou será que era um trabalho comprado?!...). Vamos ser rigorosos e a verdade é que também fiz uma espécie de plano, mini-plano. Ao fim e ao cabo o powerpoint sempre pode ser utilizado na escola, nos departamentos e no conselho pedagógico. Pelo menos, não se perdeu tudo... Mas quase me ia dando uma coisinha... Olaré se ia!

—————

18-11-2009 00:00

À terceira foi de vez...

Desisto.... Não desisto... Desisto... Não desisto... Nã, nã... Vão aturar-me até ao fim. Desta vez SÓ foi preciso contextualizar a realidade da nossa escola, ver factores inibidores à auto-avaliação, delinear planos de acção... Ops!... Como é que se faz um plano de acção?!...

Se eu fizer uma ________________________ será que já tenho o meu Plano de Acção (de)lineado?!... :-) Passemos à etapa seguinte.

—————

25-11-2009 00:00

Vai a meio...

A meio de nada, porque vai ficar em permanente

 

 Faltou a tarefa no fórum... E quase passava a noite de Consoada metida no computador :-)

 

—————

02-12-2009 00:00

Três... contagem decrescente

Dizem que é a quinta tarefa, mas a verdade é que eu já perdi a conta ao número de trabalhos que me pediram e à quantidade de horas gastas (ou será que devo dizer horas ganhas?!...). O  nequinho construtor andava por aqui a esmiuçar, só que, à última da hora, foi retirado de circulação. Afinal, sempre meti meia tarefa no fórum. O problema é que eram duas coisas... Aliás, foi esta a grande dificuldade desta formação: ter tempo para fazer a primeira tarefa, quanto mais chegar à segunda. Só que desta vez comecei pela segunda tarefa e... fiquei por ela. Time out! Pelo menos fui pensando o que é que a "minha" biblioteca podia começar a fazer e continuar a fazer e deixar de fazer e... Será que se eu pedir ao Pai Natal estas "prendinhas" ele não se vai esquecer da minha biblioteca?!...

—————

09-12-2009 00:00

E faltam duas...

Desta vez andei a cuscar, quer dizer, a inspeccionar, melhor dizendo, a investigar o que as equipas de avaliação externa da IGE ( bem, eu descodifico a sigla antes que pensem que estou a falar de outras coisas: Inspecção-Geral da Educação) relataram após as suas visitas às Escolas que avaliaram. E comparei com a minha. Podia ser bem pior! Não, não estou a falar da tarefa... neste caso referia-me à avaliação externa do Agrupamento ou será que não?!... Já nem sei! :-)

Agora que já estou quase no fim da formação, deixem-me só desabafar uma coisa. Ah! Segue em desenho. Uma imagem vale mais do que mil palavras, não acham?

—————

16-12-2009 00:00

É a última... quer dizer, ainda falta a presencial

Questões de linguagem... foi por aí que circulei. Descrição, avaliação, generalidades, especificidades... Fiquei menos trenga para escrever o relatório final de auto-avaliação da biblioteca escolar. Nada como ver o que os outros escrevem para percebermos como escrevemos mal :-)

Bora lá... Neste momento, acho que já voo pelo mundo das férias, tal é a necessidade de poder descansar um bocadito dos trabalhos (não) realizados.

—————

17-12-2009 23:59

A presencial number two...

Rumo a Guimarães e meia hora de atraso na chegada (já que os trabalhos foram quase sempre fora do prazo, até parecia mal chegar a horas à sessão presencial :-) )... Depois até fiquei com pena de não ter ido um bocadinho antes, porque perdi dois ou três apresentações de trabalhos que, pelos vistos, estavam interessantes. Mas estive a trabalhar, não pensem lá!... A tentar pôr ordem no meu trabalho final, que por acaso é esta página da Internet e não ficar muito mal à beira dos trabalhos dos colegas.

Gostei do que vi? Of course. Nem se pergunta. Pena é que os blogues tivessem estado fechados aos olhares do público durante tanto tempo. E não sei se a maioria não vai continuar closed. Que pena! Tanta coisa interessante não partilhada!...

A pensar no que tinha visto durante a tarde, esqueci-me de virar da A não sei quantas para a A3 e, quando olho em frente, encontro uma portagem nunca antes vista: Vila do Conde à vista e o Porto um bocadinho mais longe. Nada que não se tenha resolvido com mais uns quilómetros metidos no motor e nos pneus do carro.

Ainda estou para aqui a pensar com os meus botões... muito trabalhamos para esta acção de formação! Fomos autênticos mouros de trabalho...

—————

—————